A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:

 

Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor PEDRO HENRIQUE LOPES BORIO.

 

Art. 2º – Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICAÇÃO

 

O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder ao Senhor PEDRO HENRIQUE LOPES BORIO, o Título de Cidadão Honorário de Brasília. Trata-se de um cidadão da maior respeitabilidade provada e comprovada por seu comportamento sempre ético e sua conduta ilibada.

 

O homenageado é o atual Secretário de Cultura do Distrito Federal. Paranaense de Curitiba, 46 anos, Pedro Henrique exercia até recentemente a representação do Estado do Paraná em Brasília, depois de experiências diversas na área de produção cultural, na Secretaria de Comunicação da Presidência da República e de um período de 12 anos nos Estados Unidos. Em Washington, trabalhando com o embaixador Paulo Tarso Flecha Lima (marido de Lúcia Flecha Lima, atual Secretária de Turismo do DF), Pedro Henrique participou das produções do musical Tributo a Tom Jobim e de uma montagem da ópera O Guarani, além de promover exposições de artistas plásticos brasileiros. “Sou uma pessoa da área cultural e o momento em Brasília é desafiador. Brasília tem vitalidade, uma cultura efervescente. Sou um entusiasmado por esta cidade, e especificamente por sua arte, por seu patrimônio, pela história”.

 

O secretário é um grande entusiasta e incentivador do projeto de construção do complexo cultural da Esplanada dos Ministérios. Para ele, o projeto que conclui as construções do Eixo Monumental será de grande importância econômica para a cidade.

Elaborado por Oscar Niemeyer, o projeto prevê a construção da Biblioteca Nacional, Museu, Centro Musical, Cinema 180º e Conjunto Multiplex. O Setor Cultural, que conclui as obras monumentais da Esplanda dos Ministérios, fica próximo ao Teatro Nacional, no lado Norte; e do Gran Circo Lar, no lado Sul do Plano Piloto.

Acreditando sobejamente demonstrado que a outorga do título de cidadão honorário de Brasília ao Senhor PEDRO HENRIQUE LOPES BORIO, mais que merecida.