Brunelli – Animais domésticos serão protegidos por lei

O deputado Brunelli; encaminhou projeto à Câmara Legislativa proibindo que veterinários realizem cirurgias em cães e gatos animais domésticos retirando dos mesmos as cordas vocais; impedindo-os; assim, de emitirem sons. Essas cirurgias, tecnicamente denominadas de cordotomia; vem se tornando muito populares nos grandes centros urbanos do Brasil.

Isso acontece principalmente; porque os donos de animais domésticos; em particular cachorros e gatos, moradores em apartamentos, estão utilizando cada vez mais esse tipo de cirurgia para evitar reações dos vizinhos contra o barulho provocado por esses animais, especialmente os cães.

No entender do deputado Brunelli esse tipo de comportamento fere as normas legais em vigor no Brasil. Além disso, trata-se de uma forma de “agressão aos animais domésticos porque retira dos mesmos a capacidade de emitir sons”.

Em muitos países, assinala ainda Brunelli, já existem leis de proteção aos animais, no sentido de evitar que os mesmos sofram maus tratos. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da Unesco, celebrada na Bélgica em 1978, e subscrita pelo Brasil, destaca dentre os direitos dos animais o de “não ser humilhado para simples diversão ou ganhos comerciais”, avalia o deputado.