Brunelli defende direitos dos consumidores de água no DF

/, Brunelli, Brunelli em Ação, Cidades, Direito do Consumidor, Hidrômetro, MORADIA, Pasta Temáticas/Brunelli defende direitos dos consumidores de água no DF
  • Junior Bruenlli

Brunelli defende direitos dos consumidores de água no DF

O distrital Brunelli, deputado em segundo mandato na Câmara Legislativa, preocupado com os consumidores de água e as conseqüências da Lei n.º 3557/2005.

Esta lei exige hidrômetro individual nos prédios de apartamento (antigos, construídos até a década de 80). esclarece aos moradores do Distrito Federal como se proceder e evitar que uma medida, voltada para a redução do consumo. E os gastos mensais com a conta de água, pode trazer transtorno aos moradores.

Obrigatoriedade de hidrômetro individual em apartamentos será adiada

Você que mora no Plano Piloto, em prédios antigos, do início da construção da cidade, poderá ser obrigado a instalar hidrômetro individual (medição do consumo de água), em seu apartamento.

Em princípio trata-se de uma medida em defesa de seu bolso. No entanto, os prédios antigos do Distrito Federal podem não se adequar à nova lei dos hidrômetros.

Pela norma, com tudo, existe a possibilidade da não obrigatoriedade da instalação de hidrômetro. A lei diz que, no caso da inviabilidade técnica para a instalação do hidrômetro individual nas edificações. O condomínio deverá encaminhar à Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF (ADASA). Justificativa detalhando a questão do ponto de vista técnico e financeiro.

ATENÇÃO CONSUMIDOR

Casos, devido à antiguidade de seu prédio, não vale a pena colocar hidrômetros individuais. O custo financeiro pode ser muito alto.

Assim, o Governo do Distrito Federal adotou duas medidas.

1. Propôs o adiamento da exigência para 2015. Assim, os condôminos terão mais tempo para analisar os prós e os contras de se instalar os hidrômetros individuais nos apartamentos.

2. O art. 6°, parágrafo único da Lei 3.557/2005 e o Art. 12 da Resolução nº 175/2007, da ADASA, abre a possibilidade da não instalação de hidrômetros individualizados nos prédios, levando-se em conta os custos financeiros das mudanças ou a inviabilidade técnica da operação.

Junior Brunelli

luta pela justiça

O que é Hidrômetro Individual

O sistema de individualização de hidrômetros consiste na instalação de determinado tipo de equipamento. E será capaz de medir individualmente o consumo de água de cada apartamento.

Com o hidrômetro individual, a leitura será feita eletronicamente e enviada para um site na internet. A desvantagem desse sistema é que a leitura de cada apartamento será feita pelo próprio condomínio, mas poderá levar a redução do consumo de água. Defenda seus direitos.

Não pague mais caro pelo consumo de água.

NÓS PODEMOS PORQUE ACREDITAMOS EM DEUS

 

Deixar Um Comentário