refeição gratuita para idosos carentes do DF
Junior Brunelli propõe refeição gratuita para idosos carentes do DF. O deputado Brunelli encaminhou ao plenário da Câmara Legislativa projeto de lei concedendo aos idosos; com idade superior a 60 anos, segundo determina o Estatuto do Idoso; o direito a uma refeição gratuita por semana nos restaurantes comunitários administrados pelo Governo do Distrito Federal.
Terão direito ao benefício apenas aqueles idosos de baixa renda; com salário mensal de até dois salários mínimos. Segundo o projeto, bastará ao interessado apresentar no restaurante sua Carteira de Identidade ou documento equivalente, que contenha a sua fotografia.
O comprovante de residência no DF poderá ser feito através da apresentação das contas de água, luz ou telefone. O projeto de lei foi lido na sessão plenária da Câmara Legislativa desta quarta-feira( 16.02); e vai agora tramitar nas comissões técnicas.
Brunelli lembra em sua justificativa ao projeto que uma das metas prioritárias; do Governo do Distrito Federal é o combate à fome. Assim é que o governador Joaquim Roriz, esclarece ainda o deputado, criou os restaurantes comunitários justamente com o objetivo de oferecer alimentação a preço baixo às populações carentes da cidade.
Dignidade para os Idosos
O aumento da expectativa de vida dos brasileiros nas últimas duas décadas; fator que comprova as melhorias sociais e econômicas, trouxe, ao mesmo tempo, uma nova realidade: a necessidade de programas concretos em defesa da chamada terceira idade.
Hoje, em média, o brasileiro vive até aos 72 anos. É importante lembrar que os idosos representam hoje perto de 30% da população brasileira. E os idosos têm voz e voto.
Uma das medidas práticas na defesa do idoso é bastante simples: estabelecer que os poderes constituídos exerçam rigor no cumprimento do Estatuto do Idoso.
Aprovado em 2001, pelo Congresso Nacional; o Estatuto do Idoso ainda engatinha no que diz às políticas de apoio à população com mais de 65 anos de idade.
É importante lembrar que 25% dos brasileiros com mais de 65 anos de idade, mesmo com direito à aposentadoria, continuam trabalhando para ajudar no sustento da família.
Deixar um comentário