lei contra maus tratos a cães e gatos

Junior Brunelli  cria lei contra maus tratos a cães e gatos. A proibição às clínicas veterinárias do Distrito Federal de realizarem cirurgias de cordotomia em cães e gatos; foi aprovada pelo plenário da Câmara Legislativa de acordo com projeto de lei 1.810/2005; de autoria do deputado Brunelli.

A matéria irá agora à sanção do governador José Roberto Arruda para, efetivamente, entrar em vigor.

Na justificativa que acompanha o projeto de lei; o deputado Brunelli lembra que o “tratamento cruel aos animais, quaisquer que sejam eles; além de demonstrar alto grau de insensibilidade do ser humano, é crime”.

Em muitos países, lembra ainda o deputado; já existem leis protegendo os animais, não se restringindo apenas aos cães e gatos.

Existe, inclusive, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais; da UNESCO, celebrada na Bélgica em 1978 e subscrita pelo Brasil.

Com a lei proibindo a cordotomia (cirurgias para “desligar” parte das cordas vocais) em cães e gatos; assinala o deputado Brunelli; o Distrito Federal estará dando exemplo a diversas unidades da Federação na defesa dos direitos dos animais.

Em defesa

O deputado Brunelli encaminhou projeto à Câmara Legislativa proibindo que veterinários realizem cirurgias em cães e gatos domésticos; retirando dos mesmos as cordas vocais; impedindo-os, assim, de emitirem sons.

Essas cirurgias, tecnicamente denominadas de cordotomia; vem se tornando muito populares nos grandes centros urbanos do Brasil.

Isso acontece principalmente porque os donos de animais domésticos; em particular cachorros e gatos, moradores em apartamentos; estão utilizando cada vez mais esse tipo de cirurgia para evitar reações dos vizinhos contra o barulho provocado por esses animais; especialmente os cães.