A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:

 

Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor JOÃO HERCULINO DE SOUZA LOPES FILHO.

 

Art. 2º – Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICAÇÃO

O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder ao Sr. JOÃO HERCULINO DE SOUZA LOPES FILHO o Título de Cidadão Honorário de Brasília. Trata-se de um cidadão da maior respeitabilidade provada e comprovada por seu comportamento sempre ético e sua conduta ilibada.

 

O homenageado é filho do também cidadão honorário de Brasília João Herculino de Souza Lopes, que faleceu em maio deste ano aos 76 anos de idade. Dr. João Herculino fundou o Ceub — Centro Universitário de Brasília — há 35 anos.

Quarto filho de uma prole numerosa que João Herculino (pai) teve com Elza Moreira Lopes, falecida em 1984, é casado há 24 anos com Dona Magda, com que tem dois filhos: Rafael e Patrícia.

Formação

Publicitário é, atualmente, Diretor do Instituto Ceub de Pesquisa e Desenvolvimento – ICB/CESAPE. Seu sucesso profissional veio da educação familiar. Os laços familiares têm por função transformar os instintos em tendências altruístas e socializadoras. Basta ser criança para descobrir no amor maternal o paradigma para todo o tipo de amor e na afeição paternal, o modelo para uma vida disciplinada, profícua e reta, para que cada um desempenhe seu papel na sociedade.

Como escola de sentimentos, a família é insubstituível. Augusto Comte, embora considerasse o laço familiar abusivo, egoísta e prejudicial, via nele, entretanto, o único meio de permitir ao homem conhecer o homem e amá-lo. Todas as alternativas revolucionárias que ignoram a raiz dos novos afetos estão voltadas ao fracasso porque apenas se apóiam numa fraternidade abstrata, tanto mais fraca.

Por fim, a educação familiar é também uma educação para adultos. Em primeiro lugar, o do homem e da mulher na experiência do casal, depois, na maternidade e paternidade que a educação familiar ensina a sentir. Como disse Jean Paul Satré: a criança é educadora de seus pais, e esta é, provavelmente, a verdadeira resposta.

João Herculino Filho aprendeu com os seus pais, e com a educação escolar, que somente através do trabalho se pode quebrar estigmas e preconceitos. Nada re