Junior Brunelli propõe na Câmara Legislativa solução para crise da Novacap. Brasília, (08.09); Compra imediata de novos equipamentos, concurso público de emergência e pagamento do passivo trabalhista devido aos 900 funcionários da Novacap.

Estes foram alguns dos pontos defendidos pelo deputado Brunelli; durante debate sobre a crise financeira enfrentada pela empresa realizado nesta quinta-feira no plenário da Câmara Legislativa.

Numa iniciativa do deputado foi elaborado um manifesto, assinado por todas as 400 pessoas presentes ao plenário.

O documento propõe o fim da terceirização dos serviços da empresa, proibição da venda do patrimônio da Novacap; para pagar o passivo trabalhista e a adoção urgente de um plano de cargo e salários.

Concorrida e proveitosa

O plenário da Câmara, por iniciativa do deputado Brunelli; foi transformado nesta quinta-feira em Comissão Geral para discutir a crise financeira da Novacap; cujo passivo trabalhista de R$ 700 milhões ameaça até mesmo provocar o fechamento da empresa.

Foi uma reunião concorrida e proveitosa, segundo Brunelli. O deputado reclamou do não comparecimento de nenhum representante da Novacap; ou do Governo do Distrito Federal (GDF) em plenário para discutir o problema.

A principal decisão tomada foi a implementação da Comissão Especial; a ser integrada por representantes de todos os partidos políticos com assento na Câmara Legislativa e que terá prazo de 120 dias para encontrar uma solução para o passivo trabalhista.

Participaram dos debates representantes dos trabalhadores da Novacap; do Sindicato dos Servidores Públicos, além dos deputados Augusto Carvalho, Érika Kokai; Paulo Tadeu e Arlete Sampaio, todos do Partido dos Trabalhadores.