Mais saúde e cuidados

Junior Brunelli e o selo higiênico em latas de alumínio protegerá consumidor.Os consumidores de bebidas em lata, refrigerantes, cervejas e sucos; poderão ter mais segurança alimentar caso seja aprovado projeto de lei apresentado pelo deputado Brunelli ao plenário da Câmara Legislativa; criando o “selo higiênico reciclado”.

Na justificativa ao projeto, o deputado Brunelli lembra que o “selo de proteção higiênico consistirá em uma lâmina de alumínio flexível; aplicado na superfície das latas na área da embalagem que tem contato com a boca; evitando assim a contaminação”.

Segurança alimentar

O objetivo, diz o deputado, é oferecer segurança alimentar ao consumidor no momento em que a bebida ou alimento for ingerido, evitando a transmissão de doenças causadas por bactérias.

Brunelli entende que as embalagens em lata ficam expostas à contaminação durante seu armazenamento; sendo que a doença mais conhecida; nesses casos, é a leptospirose, transmitida pela urina do rato.

O projeto, conclui, tem por objetivo ainda contribuir para a melhoria da saúde pública e atender às necessidades e exigências da sociedade para a preservação da saúde e do bem estar do consumidor.

Dessa forma, os fabricantes de cervejas, refrigerantes e sucos do Distrito Federal; a partir da aprovação do projeto de lei, ficarão obrigados a aplicarem nas latas de alumínio ou material semelhante, o “selo higiênico” no local da embalagem em contato com a boca.

Existem uma luta grande de interesses dos envasadores de bebidas no DF; no sentido de obstruir o projeto lei inclusive incentivando parlamentares a obstruírem o projeto.

Mas estamos trabalhando para que estas divergências de interesses sejam vencidas. E certamente a população receberá mais este benefício.

Estudo comprovam a eficiência deste selo no que pese a saúde. Algumas empresas tendem a resistir pois terão que fazer adaptações para esta nova realidade. Isto é uma tendência mundial.