Nesta terça-feira (26.05), o deputado Brunelli esteve presente junto com o Governador José Roberto Arruda no condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. Na ocasião o governador Arruda autorizou a regularização do condomínio. Uma iniciativa do deputado Brunelli
Na ocasião o governador Arruda autorizou a regularização do condomínio. Uma iniciativa do deputado Brunelli, que incluiu o setor no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Com a regularização o condomínio agora vai estar apto a receber obras de benfeitorias.
No encontro o distrital Brunelli solicitou ao governador Arruda a construção de um restaurante comunitário no condomínio.
E através do trabalho do deputado Brunelli, em favor daquela comunidade, o governador atendeu ao pedido do distrital e prometeu que em seis meses o restaurante comunitário estará pronto atendendo toda a população daquele setor.
Para o distrital, foi um dia histórico a regularização do Condomínio Sol Nascente e que se sente muito honrado com essa vitória junto com aquela comunidade.
Os condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol serão os primeiros parcelamentos de baixa renda a serem regularizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A informação foi dada ao deputado Brunelli diretamente pelo governador Arruda esta semana.
O procedimento
O processo de regularização desses condomínios está sendo discutido desde o segundo semestre de 2005. Na época, o deputado Brunelli liderou negociações que resultaram na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o GDF e o Ministério Público.
No documento foram estabelecidas as normas básicas para regularizar condomínios onde moram pessoas de baixa renda.
Prioridade para baixa renda
Agora, explica Brunelli, o TAC está sendo cumprido em sua totalidade. O artigo 13º desse documento dá prioridade para a regularização de condomínios cuja renda dos moradores, em sua maioria, seja de vai até cinco salários mínimos.
O GDF assinala o deputado, autorizou a realização de licitação para que seja feito o projeto urbanístico e a licença ambiental dos dois condomínios.
Feito isso os moradores do Sol Nascente e do Pôr do Sol poderão receber a escritura definitiva de seus lotes. A Novacap está encarregada de fazer os projetos urbanísticos.
Depois de três anos e meio de muita luta, o deputado Brunelli e os moradores do condomínio Sol Nascente, na Avenida Córrego das Corujas, conseguiram que a CAESB fizesse a instalação do “sistema 110” de água potável. A briga, diz Brunelli, vem há mais de três e, finalmente, “nossos objetivos foram alcançados, beneficiando cinco mil residências naquele local”.
CAESB NO SETOR
A CAESB instalou o sistema, mas não terminou a interligação do mesmo às residências. O deputado Brunelli e os moradores fizeram um mutirão e concluíram o serviço. “A urbanização do condomínio Sol Nascente, e de outros núcleos habitacionais, tem de ser prioridade dos governantes como forma dar mais conforto à população de baixa renda”, esclarece Brunelli.
Outras melhorias
antes das obras
Outra melhoria feita no condomínio, o cascalhamento da Avenida Córrego das Antas, está em fase final das obras, pelo GDF. E, mais uma vez, a medida só foi possível graças ao empenho do deputado Brunelli e da comunidade.
Desde 2003, quando assumiu seu mandato como deputado distrital na Câmara Legislativa, Brunelli apresentou inúmeras indicações e ofícios aos órgãos do GDF solicitando medidas voltadas para a melhoria das condições de saúde, segurança, transportes e de educação dos moradores do condomínio Sol Nascente.
Viva um pouco da história
É uma história de respeito, vida, famílias, esperanças e sonhos. Pessoas que lutam, trabalham e querem ter um local que tenha dignidade para morar. Pessoas querem criar suas famílias e terem um amanhã melhor.
O Sol nascente nasceu assim com todas estas expectativas. Ruas de chão, postes sendo madeira sendo erguidos para trazer energia elétrica, a construção de barracos que se transformam em casas. A água que deixa de ser de cisterna para ser encanada.
Mas com muita luta e perseverança e insistência de quem luta com a vida de quem não desiste. De quem sente o peso da humilhação diária para viver conquistas.
Mas as conquistas estão chegando. As máquinas que antes entravam para derrubar as casas entram agora par alargar as ruas. Para perfurar o solo para instalar a rede de esgoto e água potável.
Que emoção.
clique abaixo de veja a integra
Jornal Sol Nascente.
Deixar um comentário