A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:

 Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor ANTHONY WILLIAN GAROTINHO MATHEUS.

 

Art. 2º – Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICAÇÃO

 

O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder ao Senhor ANTHONY WILLIAN GAROTINHO MATHEUS, o Título de Cidadão Honorário de Brasília. Trata-se de um cidadão da maior respeitabilidade provada e comprovada por seu comportamento sempre ético e sua conduta ilibada.

 

CRONOLOGIA E TRAJETÓRIA POLÍTICA

1960 – Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira nasceu no dia 18 de abril em Campos, no Norte Fluminense, a 278 quilômetros do Rio de Janeiro. A cidade tem hoje cerca de 400 mil habitantes. O pai, o advogado Hélio Montezano de Oliveira, era descendente de portugueses e italianos e, a mãe Samira Matheus, filha de libaneses. O casal teve outros três filhos. Por ter perdido o pai muito jovem, foi criado pelo avô materno, o imigrante libanês Nahim Matheus Jacob.

 

1975 – Líder estudantil no Liceu de Humanidades de Campos, ele começou a dar os primeiros passos na política sob a influência do Partidão, o antigo PCB. Nesta mesma época, começou a trabalhar em rádio. Fez carreira como disc-jóquei de um programa de rock e como locutor, de corrida de cavalos e de futebol. Ganhou aí o apelido de Garotinho.

1979 – Neste ano foi convidado a fazer parte da equipe da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.

1980 – Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, em Campos.

1981 – Casou-se com Rosinha, ex-secretária de Ação Social e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro e atual governadora do Estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro. O casal, que se conheceu