APRENDA ALGUMAS DICAS PARA FAZER UM CURRÍCULO ATRATIVO AO MERCADO DE TRABALHO.

Qual imagem de si mesmo você gostaria de passar?
A estrutura de um currículo pode ser uma ferramenta indispensável que você pode utilizar para chamar a atenção de um recrutador.
Muitas pessoas não identificam as matrizes necessárias para conseguir construir um currículo completo, mas ao mesmo tempo seja objetivo e com isso perdem muitas chances de serem chamados para entrevistas.
Veja algumas dicas que vão te ajudar na hora de fazer seu currículo:
1- Lembre-se: Um currículo bem feito precisa ser objetivo: Você precisa fazer com que o recrutador entenda de forma clara as suas características.
2- Para um currículo certeiro, você precisa especificar os atributos de acordo com a vaga disponível. Se a área de atuação do candidato é comunicação, o documento deve conter informações que mostrem que ele entende do setor.
3- Outro fator importante: o currículo deve trazer detalhes de sua vida profissional. Preenchê-lo com o nome da empresa e o cargo desempenhado não é o suficiente. Descreva as funções exercidas, suas responsabilidades e, principalmente, informações verídicas.
Dica: Não se estenda colocando as informações muito extensas. Lembre-se de ser objetivo: Preencha de forma resumida, mas esclarecedora.
4- Não adianta acrescentar que é fluente num idioma. A empresa pode chamar você a um processo seletivo e testar seu conhecimento na língua indicada. Tome cuidado!
Um bom currículo deve possuir uma estrutura simples, mas eficaz. Eles podem ser classificados por cinco itens:
• Introdução
• Objetivo
• Qualidades
• Experiência
• Formação
Algumas dicas fundamentais que vão te ajudar na elaboração de um currículo eficiente.

Vamos conferir:

Objetivo
É muito importante para quem analisa seu currículo saber o seu objetivo profissional.
Você pode ter experiência em mais de uma área, mas se a vaga a qual você está se candidatando é para Auxiliar Administrativo”, por exemplo, discrimine como seu objetivo cargos dessa área.
 

Texto
Muita atenção ao texto do seu currículo. Faça uma revisão para que não escape nenhum erro de ortografia ou digitação. Além disso, opte pelo uso de linguagem simples, sem uso de discursos em primeira pessoa.

Foto
Não anexe foto ao currículo, elas só devem ser enviadas quando solicitadas e, neste caso, vale a pena optar pelas imagens 3×4. Caso a empresa peça foto no currículo, você precisa fazer de forma impressa e não colada ou grampeada.
Dica: Evite fotos em que esteja usando óculos, fotos rindo excessivamente ou fotos de corpo inteiro e extravagantes. Você está se apresentando para uma empresa, e consequentemente está sendo avaliado o tempo inteiro, dessa forma a foto precisa ser simples e formal.

 Últimos Salários
Mencionar seus pagamentos anteriores não é uma boa ideia. Em alguns processos seletivos eles são fator fundamental de eliminação de candidatos. Deixe para tratar de valores pessoalmente, caso o recrutador toque no assunto.
Dica: Você pode mencionar da seguinte forma: “A combinar”.

Formato
Opte pelo uso de folhas brancas e letras básicas (rial e Times são as mais famosas) na cor preta. Os formatos de documentos mais indicados para um bom currículo são Word e PDF.
 

Número de páginas
Um bom currículo é breve e sucinto. Dê o máximo de detalhes possíveis, mais não ultrapasse 2 páginas. Currículos longos são chatos e os selecionadores não tem tempo hábil para longas leituras.
 

Carta de Apresentação
Não é um item fundamental, mas pode ser inserida desde que seja curta e objetiva. Ela é uma boa ferramenta para envio de currículo por e-mail.